Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

REFFLETINDO MULTI MÍDIAS...

Ao utilizarmos as diversas mídias como ferramenta pedagógica estaremos oferecendo subsídios suficientes para formulação de obras completas, inovadoras, trabalhando com múltiplas mídias, desafiaremos nossos alunos a pesquisa-las e utiliza-las para poderem produzir seu próprio conhecimento.
Elaborando um projeto com as mídias gera a necessidade do grupo discutir e distribuir as atividades entre todos os participantes para que os mesmos desenvolvam o hábito da coletividade, onde todos se ajudam e aprendem. Marcia Mello

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Resumo

RESUMO:
Ao realizarmos as atividades com os alunos do 4ºano percebemos que a turma recebeu com ânimo a atividade proposta pelo grupo. Todos participaram
ativamente de todos os exercícios.
Ficamos satisfeitas com o desempenho, aproveitamento, interesse de todos.
Os educandos sabem colaborar e produzir quando são estimulados.
Com certeza o uso do laboratório de informática atrai a atenção dos alunos pois os recursos são imensos, no entanto, os alunos já tem uma grande bagagem e sabem contribuir para que o conhecimento em grupo aconteça.
A atividade já envolve mais de uma disciplina e pode ser aplicada em outras séries.

Ivonete Pierdoná
Leila Gonçalves
Marcia Mello

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Currículo

Entendendo currículo como sendo as experiências e o conhecimento que o educando traz de seu contexto, de sua vida, de forma sistematizada, organizada, e não apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitido aos alunos, estamos realizando esta ponte, entre os conteúdos formais e o uso do processo ensino aprendizagem.As tecnologias fazem parte do currículo, visto que o aluno aprende de forma prazerosa, dinâmica, ampliando assim seu conhecimento. Débora Zarur, Neide da Rosa, Marcia Mello.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mapa Conceitual


CONCLUSÃO DA PESQUISA: USO DAS TICs NA ESCOLA

Observamos que, nossos professores além de participarem de cursos, devem ser humildes frente seus alunos ( pois estes estão mil anos luz à nossa frente), quanto ao uso da informática.

Devemos repassar a eles o conhecimento formal, e deixar que nos passem o conhecimento informatizado.

Precisamos deixar nossos medos de lado e ir em busca do novo, estamos numa fase de transição, então cabe á cada um, disfarçar a sua falta de conhecimento e procurar se aperfeiçoar.

Sentimos que a maioria das escolas estão começando a engatinhar, enquanto que outras já estão caminhando, já estão bem à frente, utilizando as TICs com sabedoria e confiança.

Caçador, 09 de agosto de 2011.

EQUIPE: Marcia Mello

Maria de Fátima Crestani

Neide da Rosa

Informatização na sociedade

Vivemos momentos de aprendizagem. Precisamos aprender, porque a sociedade exige.

Nosso principal desafio atualmente é formar cidadãos capazes de ir em busca e selecionar informações para resolver situações cotidianas, aprendendo a aprender.

Devem ser preparados para transformar em conhecimentos as diversas formas tecnológicas e utilizá-las adequadamente.

Como vivemos na era da informatização, onde a demanda tecnológica é muito grande, precisamos adaptar-nos, criando espaços instrucionais, acreditando e desejando investir no conhecimento e aprendizagem tecnológicos.

A escola por sua vez, não pode e não deve ignorar os saberes tecnológicos que a criança traz, mas a partir desse saberes utilizar estratégicamente essa informação, em conhecimento verdadeiro e saber ordenado.

Cabe a escola ajudar o aluno a construir seu ponto de vista, sua verdade particular, é necessário aprender com a diversidade, pois não podemos prever quais os conhecimentos específicos que irão precisar no futuro, nosso papel é formar cidadãos flexíveis, eficazes e autônomos, que vão a procura do conhecimento.

Curcistas:Jociane R. S. Zardo

Marcia I. G. C. R. Mello

quarta-feira, 25 de maio de 2011

FASES DA PROFISSÃO

FASES DE CADA PROFESSORA E PROFESSOR TAMBÉM

Recém formada
Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga - É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito, está sempre contando as novidades.
Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso

Depois de 3 anos...


Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa
.
Depois de 6 anos...


Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na profissão.. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração....e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.
Depois de 10 anos...


Engordou um pouco... culpa dos antidepressivos, motivo: stress; -alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, SER ,filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa , ufa!!!!

Depois de 15 anos...


Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas tá feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo... Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era..., se esqueceu o significado de 'bom dia', se sente como se tivesse acabado de cair da cama...


Depois de 20 anos ...



Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora, a memória deu PT (perda total), enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; caga pouco; a única coisa que tem muito são dívidas....Está ficando completamente maluca!!!! E vê se pode ........ já quer se
Aposentar!!!!!

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM


Tema Gerador: LEITURA


Tema Foco: -Leitura

-Desenvolver o gosto pela leitura. A leitura é uma prática que passa para além da dimensão física das palavras. Ou seja, não é uma prática linear, tem uma dimensão psíquica, cognitiva que está muito para além do signo escrito. Ela toca os sentidos e transforma-se em arte.


Problematização:- Falta estímulo em casa, na escola, na sociedade em geral.

-As crianças de hoje sentem mais prazer em jogos eletrônicos, assistir TV, entrar em redes sociais, deixando a leitura para último plano.

Justificativa: -Faz-se necessário despertar o gosto pela leitura para se torne objeto de aprendizagem, é necessário que tenha sentido para o aluno e que ele possa reconhecer nela diferentes propósitos sociais.

- Ler para se informar e transmitir informação, ler para resolver problemas práticos, ler pelo prazer de descobrir outros mundos.

Duração: Durante um bimestre.

Estratégias: -Passos da leitura (leitura silenciosa, leitura oral, leitura individual, leitura em grupo).

-Ouvir e contar histórias: com fantoches, contação de história pela professora, pelos alunos, dramatização, história muda, apreciação de histórias na mídia...

-Confecção de livros de história, produção de histórias, filmagem das dramatizações e postagem.

Avaliação: Será realizada durante todo o desenvol-vimento do Projeto, observando participação, interesse, organização, oralidade, desenvoltura, criatividade.

Bibliografia: Margarida Fróis, maio de 2009.

Equipe: Marcia, Luciane ,Maria , Giseli.