quinta-feira, 13 de outubro de 2011
REFFLETINDO MULTI MÍDIAS...
Elaborando um projeto com as mídias gera a necessidade do grupo discutir e distribuir as atividades entre todos os participantes para que os mesmos desenvolvam o hábito da coletividade, onde todos se ajudam e aprendem. Marcia Mello
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Resumo
Ao realizarmos as atividades com os alunos do 4ºano percebemos que a turma recebeu com ânimo a atividade proposta pelo grupo. Todos participaram
ativamente de todos os exercícios.
Ficamos satisfeitas com o desempenho, aproveitamento, interesse de todos.
Os educandos sabem colaborar e produzir quando são estimulados.
Com certeza o uso do laboratório de informática atrai a atenção dos alunos pois os recursos são imensos, no entanto, os alunos já tem uma grande bagagem e sabem contribuir para que o conhecimento em grupo aconteça.
A atividade já envolve mais de uma disciplina e pode ser aplicada em outras séries.
Ivonete Pierdoná
Leila Gonçalves
Marcia Mello
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Currículo
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
CONCLUSÃO DA PESQUISA: USO DAS TICs NA ESCOLA
Observamos que, nossos professores além de participarem de cursos, devem ser humildes frente seus alunos ( pois estes estão mil anos luz à nossa frente), quanto ao uso da informática.
Devemos repassar a eles o conhecimento formal, e deixar que nos passem o conhecimento informatizado.
Precisamos deixar nossos medos de lado e ir em busca do novo, estamos numa fase de transição, então cabe á cada um, disfarçar a sua falta de conhecimento e procurar se aperfeiçoar.
Sentimos que a maioria das escolas estão começando a engatinhar, enquanto que outras já estão caminhando, já estão bem à frente, utilizando as TICs com sabedoria e confiança.
Caçador, 09 de agosto de 2011.
EQUIPE: Marcia Mello
Maria de Fátima Crestani
Neide da Rosa
Informatização na sociedade
Vivemos momentos de aprendizagem. Precisamos aprender, porque a sociedade exige.
Nosso principal desafio atualmente é formar cidadãos capazes de ir em busca e selecionar informações para resolver situações cotidianas, aprendendo a aprender.
Devem ser preparados para transformar em conhecimentos as diversas formas tecnológicas e utilizá-las adequadamente.
Como vivemos na era da informatização, onde a demanda tecnológica é muito grande, precisamos adaptar-nos, criando espaços instrucionais, acreditando e desejando investir no conhecimento e aprendizagem tecnológicos.
A escola por sua vez, não pode e não deve ignorar os saberes tecnológicos que a criança traz, mas a partir desse saberes utilizar estratégicamente essa informação, em conhecimento verdadeiro e saber ordenado.
Cabe a escola ajudar o aluno a construir seu ponto de vista, sua verdade particular, é necessário aprender com a diversidade, pois não podemos prever quais os conhecimentos específicos que irão precisar no futuro, nosso papel é formar cidadãos flexíveis, eficazes e autônomos, que vão a procura do conhecimento.
Curcistas:Jociane R. S. Zardo
Marcia I. G. C. R. Mello
quinta-feira, 26 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
FASES DA PROFISSÃO
FASES DE CADA PROFESSORA E PROFESSOR TAMBÉM
Recém formadaPegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga - É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito, está sempre contando as novidades.
Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso
Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa .
Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na profissão.. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração....e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.
Engordou um pouco... culpa dos antidepressivos, motivo: stress; -alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, SER ,filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa , ufa!!!!
Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas tá feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo... Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era..., se esqueceu o significado de 'bom dia', se sente como se tivesse acabado de cair da cama...
Depois de 20 anos ...
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
Tema Gerador: LEITURA
Tema Foco: -Leitura
-Desenvolver o gosto pela leitura. A leitura é uma prática que passa para além da dimensão física das palavras. Ou seja, não é uma prática linear, tem uma dimensão psíquica, cognitiva que está muito para além do signo escrito. Ela toca os sentidos e transforma-se em arte.
Problematização:- Falta estímulo em casa, na escola, na sociedade em geral.
-As crianças de hoje sentem mais prazer em jogos eletrônicos, assistir TV, entrar em redes sociais, deixando a leitura para último plano.
Justificativa: -Faz-se necessário despertar o gosto pela leitura para se torne objeto de aprendizagem, é necessário que tenha sentido para o aluno e que ele possa reconhecer nela diferentes propósitos sociais.
- Ler para se informar e transmitir informação, ler para resolver problemas práticos, ler pelo prazer de descobrir outros mundos.
Duração: Durante um bimestre.
Estratégias: -Passos da leitura (leitura silenciosa, leitura oral, leitura individual, leitura em grupo).
-Ouvir e contar histórias: com fantoches, contação de história pela professora, pelos alunos, dramatização, história muda, apreciação de histórias na mídia...
-Confecção de livros de história, produção de histórias, filmagem das dramatizações e postagem.
Avaliação: Será realizada durante todo o desenvol-vimento do Projeto, observando participação, interesse, organização, oralidade, desenvoltura, criatividade.
Bibliografia: Margarida Fróis, maio de 2009.
Equipe: Marcia, Luciane ,Maria , Giseli.